11 de maio de 2012

BREAKLINES ESPECIAIS

Vamos entender aqui o funcionamento em especial de um tipo de Breakline que é a Wall Breakline muito útil para forçar uma altura vertical em uma superfície como por exemplo, guias, murros, gabiões, muros de contenção, terra-armada, etc.

De uma olhada na figura 1 veja como é uma triangulação de um levantamento de guias, veja pela seção ao lado que se deixarmos só o levantamento não temos uma definição muito clara da rua, e fica um pouco estafante e pouco produtivo levantar pé e topo de guia, para resolvermos esta situação vamos fazer a chamada Wall Breakline.


Figura 1 - Superficie sem wall breakline
Para fazer as wallbreakline iremos precisar de duas coisas a primeira é se o levantamento das guias foram feitos no pé ou no topo, a segunda coisa é de linha em 3D para servirem como referencia.
Criando a Wall Breakline

Para criarmos uma Wall Breakline precisamos primeiramente de uma linha em 3D que passe pelos pontos levantados da guia, isto é, esta linha deve ter as cotas dos pontos em que a guia foi levantada, para isto, podemos fazer da seguinte maneira


Criando a Polyline da Guia

Desenhe normalmente as guias com uma polyline em 2D passando pelos pontos, se a linha desenhada para o desenho do levantamento estiver passando pelos pontos e for uma polyline, basta duplicar esta linha na mesma posição usando o comando Copy, aconselho aqui a jogar em outro Layer estas linhas, por exemplo, um layer chamado Breakline Guia.
Feito isto acesse o comando pelo menuGrading ->EditFeatureLineElevations->ElevationsFromSurface como mostra a Figura 2.


Figura 2-Elevations from surface

Na caixa de dialogo
Set ElevationsFromSurface selecione a superfície em que os pontos da guia foram feitos e depois desmarque a opção InsertIntermediate grade breake points como ilustra a Figura 3


Figura 3-Set elevations from surface

Feito isto clique em OK, imediatamente será solicitado na linha de comando (CommandLine)se queremos selecionar várias polylines ou só uma, vamos selecionar a opção de várias digitanto M e dando Enter.
Agora selecione todas as linhas que serão transformadas em 3D, feito isto de Enter confirmando e depois mais uma vez para sair do comando se não tiver mais nenhuma polyline para ser transformada.
Vamos adicionar estas polylinesna superfície como Wall Breaklines.

Adicionando a WallBreakline
Para adicionar as polylines na superfície é muito simples, abra a superfície em que deseja adicionar a
breakline no toolspacevá até a opção Breakline clique com o botão direito e clique em ADD conforme mostra a Figura 01.

Figura 1-add breakline

                Clicando nesta opção a tela AddBreaklines é exibida agora basta alterar em Type para a opção Wallcomo mostra a Figura 02 se for da sua preferencia coloque um nome em Description. Clique em OK

                Será solicitado agora para que você selecione as poylines que você deseja adicionar, após a seleção tecle Enter. Em seguida é solicitado o lado que será triangulado o ponto da polyline, isto é, se foi levantado o pé da guia deve-se clica para o lado da rua se foi levantado o topo da guia deve-se clicar para o lado da calçada.
Em seguida é solicitado se você já quer processar a polyline inteira ou cada parte individualmente, está opção deve ser usada quando você quiser dar alturas e lados diferentes para cada parte da polyline, no caso da guia sabemos que tem por padrão 0.15m de altura e geralmente é levantado sempre ou só o pé da guia ou só o topo, então aqui neste exemplo vamos processara polyline inteira de uma vez só, para isto digite All e tecle Enter.
Figura 2-breaklines

                Agora é solicitado à altura em que esta WallBreakline terá, e como aqui estamos usando guias como exemplo à altura é de 0.15m faça isto em todas as polylines, assim você terá a guia definida na seção como mostra a Figura 03.
Figura 3-Exemplo de aplicação de wall breakiline


Lembrando que para deletar qualquer uma das breaklines basta você deletar a linha que a gerou ou também nas opções da superfície no Toolspace é listado todas as Breaklines como mostra a Figura 04 assim podemos deletar ai sem perder a linha que a gerou.


Figura 4-listagem de breakline

9 comentários:

  1. Uma pergunta meio nada a ver com isso, tenho um platô em cota única e preciso fazer taludes com bermas e preciso de declividade longitudinal, como fazer o talude variar a altura ou seja começa com h=8m e vai baixando de acordo com a declividade desejada?

    ResponderExcluir
  2. Bom se eu entendi a pergunta!
    Voce pode fazer da seguinte forma. Gerar features lines onde voce poderá dar o target profile.
    Ou criar manualmente, caso esteja usando um corredor, voce pode ir na opção Corridor Section Editor, e ir alterando estaca por estaca seu subassembly.

    ResponderExcluir
  3. temos outra opção.
    confira essa postagem do Civil4d
    http://www.civil4d.com/2012/05/transition-a-corridor-daylight-slope/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. É bem isso mesmo, achei mais interessante a idéia de editar as estacas, assim poderia alterar a cota da crista do talude e teria a declividade longitudinal, com grading não há como fazer né?


    abs

    ResponderExcluir
  5. Só mais uma dúvida, fiz oq vc sugeriu e variei o hmax dos taludes para dar a declividade, só q fiz isso a cada 20m ou seja por estaca e quando aumentei a precisão do "SET ALL FREQUENCY" para cada 2 metros ficou errado só está certo a cada 20, tem como interpolar automaticamente?


    Abs
    Volnei

    ResponderExcluir
  6. Volnei.
    Infelizmente ele altera na estaca q você fez, se voce aumentar a pecisão tera que alterar tb a cada 2m, da trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Então não vale a pena tem q ser pelo plano B, fazer 2 perfis de projeto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Volnei... vc poderia me passar o seu e-mail? Gostaria de falar com vc, pode ser? Beijos.

      Excluir
    2. Volnei, se vc for de capricórnio, faz aniversário em 4 ou 5 de dezembro... eu te conheço e é com vc q eu queria falar, pode ser? :)

      Excluir