18 de dezembro de 2017

BIM com Subassembly Composer

BIM em infraestrutura exige além de rígidas regras de modelagem e fluxo de trabalhos, mas também em pequenas aplicações para se chegar ao melhor resultado.
Um dessas pequenas aplicações que nos trás de retorno uma ganho de tempo e assertividade é o uso de aplicações externas como o Subassembly Composer do AutoCAD Civil 3D.
Sempre que as sub entidades de seção típica no Civil 3D não supre as necessidades do projeto partir para o Subassembly Compouser é uma excelente saida, onde fornece uma interface interessante para criar e modificar submontagens complexas.
Na submontagem abaixo onde parece ser relativamente simples ela foi criada com o auxílio do Especialista Tecnico Senior da Autodesk o Eng. Pedro Luis Soethe Cursino, para suprir uma necessidade de projeto interessante aonde :

Quando em Aterro, criar um link vertical para elaboração de contenção
Quando em Corte, arrasa porém respeitar a declividade da Superelevação do Acostamento(BR) / Berma(PT).
Após definirmos as premissas é elaborado dentro do Subassembly Compouser em forma de fluxograma o roteiro de montagem, que no caso mostrado resultou da seguinte forma:
Ao aplicar no Civil 3D temos o resultado esperado e dar continuidade ao trabalho sem precisar usar outras formas mais "estressantes" e manuais.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Find live NFL scores, pro football player & team news, NFL videos, rumors, stats, standings, team schedules & fantasy football games on FOX Sports. Colts live

    ResponderExcluir